Início Letivo dos Cursos EFA da CMF

Teve início esta semana, no Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, o novo ano letivo do Curso EFA nível B3 – equivalência ao 9º ano de escolaridade –, com a presença da Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Educação na Câmara Municipal do Funchal, e do Prof. Nuno Jardim, da parte da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Brazão de Castro, que é o estabelecimento que assegura a componente letiva em questão.

Os cursos EFA, no âmbito da SocioHabitaFunchal (SHF), tiveram o seu início em 2014, no Centro Comunitário Music@rte, no Bairro de Sto. Amaro, com uma turma de nível B2, que dá a equivalência ao 6º ano de escolaridade. Dado o seu sucesso e o reconhecimento generalizado enquanto mais-valia sociocultural, a experiência alargou-se, no ano passado, ao Centro Comunitário da Quinta Falcão.

A Vereadora Madalena Nunes ressalvou aquele que “tem sido o investimento do Município na Educação”, sublinhando que a autarquia “valoriza bastante esta ferramenta de atribuição de competências a pessoas que, em muitos casos, não tiveram oportunidade para isso noutras fases da sua vida.”

Quem frequenta estes cursos tem dividendos claros a nível de valorização pessoal e profissional, e esse é um dos princípios orientadores de uma Cidade Educadora, condição que o Funchal muito preza e para a qual tem trabalhado com afinco ao longo dos últimos anos”, concluiu.

Este ano letivo, a SHF tem em funcionamento três cursos EFA: este no Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, de nível B3, com 24 alunos; e dois outros no Music@rte, um de nível B2, com 17 alunos, e um de nível B3, com 16 alunos.

A realização dos cursos EFA resulta da parceria entre a SociaHabitaFunchal e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Brazão de Castro, com o objetivo de conjugar a inclusão, a promoção da educação e o desenvolvimento sociocultural dos moradores dos empreendimentos de habitação social do Município.

Pin It on Pinterest