Comércio mundial deve crescer menos

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou uma redução drástica da previsão de crescimento do comércio mundial para 2016, com a advertência de que será a expansão mais lenta desde a crise financeira. De acordo com a estimativa anunciada nesta terça-feira, o comércio mundial deve crescer 1,7% este ano, muito menos que a previsão de 2,8% feita em Abril.

Segundo a OMC, a desaceleração “deve-se a uma queda mais forte que o previsto do volume do comércio de mercadorias no primeiro trimestre (-1,1% na comparação com o trimestre anterior) e a uma recuperação mais frágil do que o previsto no segundo trimestre (0,3%)”.

De acordo com a organização, a desaceleração do crescimento do PIB e do comércio nas economias em desenvolvimento, como China e Brasil, mas também na América do Norte, provocou a revisão. A previsão para 2017 também foi reduzida para valores entre 1,8% e 3,1%, contra 3,6% da estimativa anterior.

“A impressionante desaceleração do comércio é grave e deve servir de sinal de alerta”, afirmou o director geral da OMC, Roberto Azevêdo. “É particularmente inquietante dada a hostilidade crescente à globalização.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger