Produção de vinho vai descer 20% em Portugal

A produção de vinho em Portugal deverá cair 20% este ano, face a 2015, estimou esta quinta-feira, em Paris, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Será uma das produções mais pequenas dos últimos 20 anos e, segundo a OIT, é consequência das alterações climatéricas.

Na União Europeia, a produção de vinho estimada para este ano é de 158,5 milhões de hectolitros, traduzindo uma queda de 7,7 milhões de hectolitros. Itália mantém-se como o principal produtor, à frente de França e de Espanha.

Mesmo assim, Itália deverá registar este ano uma quebra de 2% na produção, para 48,8 milhões de hectolitros. Em França, a produção deverá cair 12% (para 42,2 milhões de hectolitros), mas em Espanha deverá ter um ligeiro aumento (de 15%) para os 37,8 milhões de hectolitros.

Alemanha e Portugal acompanham a tendência de queda, com a OIV a estimar produções de 8,4 e 5,6 milhões de hectolitros, traduzindo descidas de produção de 4% e 20% respectivamente.

Em 2013, a produção mundial de vinho bateu o recorde de 276,6 milhões de hectolitros, mas desde então tem sofrido quedas sucessivas devido ao clima.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger