Mil pessoas estiveram na Sé para ouvir Tiago Ferreira e a OCM

A atividade dedicada ao público mais novo, criada este ano no âmbito do VII Festival de Órgão da Madeira, e que decorre amanhã, a partir das 15 horas, na Igreja do Colégio, terá lotação esgotada.

As inscrições foram encerradas na última quinta-feira, após a confirmação da presença de 520 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, provenientes de sete estabelecimentos de ensino.

Recorde-se que a atividade de amanhã, uma novidade no programa do evento organizado pela pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, conta com a participação da organista Inês Machado e da contadora de histórias Sofia Maul. Nesta iniciativa o grande órgão da Igreja do Colégio vai descer da tribuna para se apresentar às crianças. Os habitantes da Aldeia de Dó-Mi-Sol – a Dona Chica, o Barnabé, o João e muitos outros – surgem na narração da história, nas imagens e nas improvisações de Inês Machado ao órgão. A cada personagem corresponde uma conhecida canção infantil, uma sonoridade nova, uma faceta diferente do instrumento.

Para Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, o fato desta primeira experiência do Festival de Órgão junto do público mais novo ter tido uma resposta tão positiva, só mostra que a introdução desta atividade no programa do evento é uma aposta correta. “Desta forma acreditamos que conseguiremos despertar o interesse dos mais novos por uma expressão musical que não é a mais comum, e assim criar novos públicos para um Festival que tende a se renovar de ano para ano”, afirma.

Além da narrativa para crianças, ainda amanhã, a partir das 21h30, a Igreja de São Pedro (Funchal) recebe o organista António Esteireiro e do barítono Armando Possante que vão interpretar um programa de canções sacras de Rheineberger, programa que será também apresentado esta tarde, a partir das 18h30, na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe (Porto da Cruz).

Já ontem, no segundo concerto desta sétima edição do Festival de Órgão da Madeira, cerca de mil pessoas encheram a Sé do Funchal para ouvir as Sonatas de Igreja de Mozart interpretadas pelo organista Tiago Ferreira e a Orquestra Clássica da Madeira. Entre residentes e turistas de todas as idades, houve até pessoas que não se importaram de ficar de pé para assistir ao concerto, em que, tal como tinha acontecido na véspera, os intérpretes foram ovacionados.

O programa do VII Festival de Órgão da Madeira, que tem direção artística de João Vaz, decorre até ao dia 30 de outubro, com vários concertos sempre com entrada livre.

ocm2     ocm3