Há recorde de mortes no Mediterrâneo

Morreram pelo menos 3.800 pessoas ao tentar atravessar o Mediterrâneo em 2016, anunciou esta quarta-feira o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR). É o número mais alto alguma vez registado.

Podemos confirmar que pelo menos 3.800 pessoas foram dadas como mortas ou desaparecidas no Mar Mediterrâneo no que vai de ano, o que faz de 2016 o ano com o mais elevado balanço de mortes”, disse William Spindle, um porta-voz da ACNUR.

Em 2015, a ONU registou 3.771 pessoas mortas na travessia, mas este ano houve menos migrantes a tentar atravessar o Mediterrâneo.

A rota mais perigosa liga a Líbia a Itália, na qual, este ano, se registou uma morte por cada 47 chegadas, segundo a ONU. Na rota entre a Turquia e a Grécia, a proporção foi de uma morte para cada 88 chegadas.

Segundo o ACNUR, o aumento da proporção de mortes deve-se ao crescente uso pelos traficantes de pessoas de “embarcações de baixa qualidade — frágeis balsas insufláveis que não aguentam a viagem”. Os traficantes também parecem estar a embarcar mais migrantes que anteriormente, possivelmente para multiplicar o lucro, segundo a agência.


PUB