“A Ópera Chinesa” no Museu do Oriente

“A Ópera Chinesa” é a nova exposição permanente do Museu do Oriente e o tema a explorar nas oficinas de férias de Natal, que decorrem de 19 a 23 de dezembro, no período da manhã ou à tarde, dirigidas a crianças dos 6 aos 10 anos.

Entre canto, melodias de instrumentos tradicionais, trajes, personagens fascinantes e histórias mirabolantes, o ateliê “Ópera de Pequim: das pinturas faciais às artes marciais” – que se realiza das 09.30 às 12.30 – dá a conhecer esta arte de palco que integra elementos de formas artísticas milenares. “Vamos saber quais são e experimentar alguns deles, incluindo dança, mímica, as técnicas de maquilhagem ou a manipulação de adereços como as longas barbas, aprendendo assim como se conta uma história de ópera”, destaca a organização.

Durante a tarde, das 14.30 às 17.30, os mais novos vão assumir os papéis de encenadores, músicos, atores e guionistas para ficarem a conhecer todo o trabalho de bastidores necessário para montar um grande espetáculo, na oficina “Por detrás do pano”. “O protagonista da nossa história será o poeta português Camilo Pessanha, cuja coleção de objetos singulares e viagens pela China vamos conhecer, no núcleo a ele dedicado em exposição no Museu”.

Pin It on Pinterest