8 bilionários agregam a mesma riqueza que 3,6 mil milhões de pessoas

A Oxfam, confederação internacional contra a pobreza, divulgou hoje um relatório em que dá conta de que oito bilionários agregam a mesma riqueza que os 3,6 mil milhões de pessoas que formam a metade mais pobre da população mundial.

Além do antigo patrão da Microsoft, constam na lista Amancio Ortega (fundador da Inditex), Warren Buffett (maior acionista da Berkshire Hathaway), Carlos Slim (proprietário do grupo Carso), Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Ellison (Oracle) e Michael Bloomberg (da agência de informação económica e financeira Bloomberg).

O relatório “Uma economia para 99 por cento” permite concluir que “a brecha entre ricos e pobres é muito maior do que se temia”. Segundo a diretora-executiva da Oxfam, Winnie Byanyima, “a imensa riqueza que acumulam uns poucos resulta obscena quando uma em cada dez pessoas no mundo sobrevive com menos de dois dólares (1,88 euros) por dia”.

O relatório é divulgado na véspera do Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, que reúne líderes mundiais entre os dias 17 e 20 de janeiro.

Pin It on Pinterest