Celebração do Ano Novo Chinês aproxima culturas portuguesa e chinesa

A Câmara Municipal de Lisboa foi palco da apresentação pública do programa das celebrações do Ano Novo Chinês em Portugal, no ano do Galo.

Pelo quarto ano consecutivo, Lisboa recebe um evento comemorado em 130 países e cerca de quatrocentas cidades em todo o mundo, informou Shu Jianping, conselheiro cultural da embaixada da Republica Popular da China. O evento, em Portugal, é já considerado “um dos seis melhores da Europa”.

Apesar de ser “uma comunidade pequena em comparação com a que existe em outros países”, considerou o responsável chinês, “a comunidade chinesa em Portugal é muito empenhada e tem muita vontade de se integrar na sociedade portuguesa”. Uma integração, que tem sido “apoiada” pela autarquia de Lisboa, sublinhou Shu Jianping, realçando “a ligação secular entre os dois povos e a riqueza cultural” como fatores importantes para aprofundar o “conhecimento mútuo”.

Organizadas pela embaixada da Republica Popular da China e pela Câmara Municipal de Lisboa, as comemorações de 21 e 22 de janeiro, terão lugar na Avenida Almirante Reis e no Martim Moniz, entre as 10 e as 17 horas, com desfiles, feiras, e demonstração de atividades tradicionais chinesas.

A entrada no novo ano Chinês acontece a 28 de janeiro, mas as celebrações em Portugal realizam-se no fim-de-semana anterior.

Pin It on Pinterest