Trump explicou a líderes mundiais a saída do Acordo de Paris

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ontem ao telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau para “lhes explicar pessoalmente” a decisão de abandonar o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

A Casa Branca informou que o Presidente agradeceu aos quatro líderes por “manterem discussões francas sobre este tema durante os seus primeiros meses no cargo”. “Também assegurou aos líderes que os Estados Unidos continuam comprometidos com a aliança transatlântica e com os firmes esforços para proteger o ambiente”, explicou a Casa Branca em comunicado.

Trump recordou o historial dos Estados Unidos “na redução de emissões e a sua liderança no desenvolvimento de tecnologia [para gerar] energia limpa” e reiterou que, sob a liderança do seu Governo, o país “será o mais limpo e respeitoso para com o meio ambiente da Terra”.

“Todos os líderes acordaram continuar com o diálogo e fortalecer a cooperação em temas ambientais e de outra índole no futuro”, indicou a Casa Branca.

Recorde-se que Trump anunciou na quinta-feira a retirada do país do Acordo de Paris, argumentando que o pacto põe em “permanente desvantagem” a economia e os trabalhadores norte-americanos.

Pin It on Pinterest