GNR desmantela rede que se dedicava ao furto, tráfico e viciação de veículos

O Comando Territorial de Setúbal, através do seu Núcleo de Investigação Criminal, desmantelou ontem, dia 13 de junho, na localidade do Pinhal Novo, uma rede organizada que se dedicava ao furto, tráfico e viciação de veículos, que culminou com a detenção de cinco suspeitos.

A investigação, desenvolvida durante mais de seis meses, envolveu quatro buscas domiciliárias nas localidades de Pinhal Novo, Samora Correia, Salvaterra de Magos e Celorico de Basto, e duas buscas em armazéns na localidade do Pinhal Novo, tendo permitido deter cinco homens, com idades entre os 31 e os 53 anos, e apreender: Oito veículos; Uma caixa de mercadorias; Duas caixas de carga; Duas cabines; Um atrelado; Dois empilhadores; Um chassi; Cinco autorrádios e centenas de peças auto furtadas; Ferramentas para a prática dos furtos e desmantelamento dos veículos; 298 munições de diversos calibres.

Os veículos, na sua maioria de trabalho, uns eram desmantelados e vendidos à peça, outros eram sujeitos a viciação e colocados no mercado como sendo legais.

A rede desmantelada era liderada por um indivíduo já referenciado e com antecedentes por este tipo de crime, que planeava o furto dos veículos, maioritariamente oriundos do norte e centro do país, durante o período noturno e mediante as encomendas de peças que recebia.

Integravam ainda esta rede três indivíduos que efetuavam os furtos e um outro que efetuava o seu desmantelamento.

Um dos detidos ficou em prisão preventiva, um foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Vila Real por ter pendente um mandado de detenção para cumprimento de pena, dois ficaram com apresentações periódicas e um com termo de identidade e residência.


PUB