Laboratório Regional de Engenharia Civil realiza curso sobre estabilidade de taludes

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, a 19 e 20 de junho, a realização de um curso sobre “Dimensionamento, Execução e Controlo de Taludes de acordo com os Eurocódigos”, numa ação relacionada com as atividades temáticas do 16.º Congresso Nacional de Geotecnia, que terá lugar nos Açores em 2018. Este curso vai abordar os principais aspetos a considerar na avaliação da estabilidade de taludes terrosos e rochosos.

Nesta ação formativa serão também apresentadas as principais técnicas utilizadas na estabilização de taludes e na mitigação do risco ou de danos causados por movimentos taludares, bem como os princípios de dimensionamento ou regras empíricas utilizadas em projeto, apoiados através da resolução de exemplos práticos e/ou ilustrados com casos de aplicação no âmbito da utilização dos Eurocódigos 7 e 8, com uma abordagem na perspetiva do risco geotécnico.

A instabilidade de taludes, causada por fenómenos naturais ou por intervenção humana, é um dos tipos de acidentes geotécnicos de ocorrência mais frequente, principalmente em regiões com elevados índices de pluviosidade.

O caráter evolutivo do comportamento dos taludes exige, recorrentemente, uma análise da sua estabilidade, a definição de medidas estabilizadoras ou de mitigação de danos, assim como a definição de planos de monitorização e manutenção.

Para participar neste curso, os interessados devem inscrever-se através página do LREC, no endereço eletrónico www.lrec.azores. gov.pt.

O 16.º Congresso Nacional de Geotecnia terá como tema principal “Geotecnia, Riscos Naturais e Geotécnicos e Sustentabilidade” e será organizado pelo LREC, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

Este congresso pretende fomentar o debate técnico e científico entre a comunidade geotécnica nacional, integrando as áreas da geologia de engenharia, mecânica dos solos e mecânica das rochas, proporcionando também a troca e a atualização de conhecimentos entre os especialistas ligados à investigação, ao ensino, ao projeto, à construção, à manutenção e à exploração de obras na área da Geotecnia.

Associado a este congresso, vão também decorrer as VI Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia, com o tema “Obras Geotécnicas en terrenos volcánicos”, coorganizadas pela Sociedad Española de Mecánica del Suelo e Inginieria Geotécnica (SEMSIG), e o 7.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

Pin It on Pinterest