António Costa promete “inquérito final” ao incêndio de Pedrógão Grande

O primeiro-ministro, António Costa, prometeu a realização de “um inquérito final” ao incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, sublinhando que é “essencial apurar cabalmente tudo o que aconteceu”.

“Haverá necessariamente um inquérito final que será realizado quando todas as ocorrências tiverem terminado”, afirmou António Costa em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros. “É essencial apurar cabalmente tudo o que aconteceu, as suas causas e consequências.”

A ministra da Administração Interna também já determinou ao investigador da Universidade de Coimbra e especialista em incêndios florestais Domingos Xavier Viegas um estudo sobre as condições específicas do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrogão Grande.

António Costa disse ainda que Portugal vai utilizar a disponibilidade manifestada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para fazer uma avaliação independente.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e que foi dado como dominado na tarde de quarta-feira, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

Pin It on Pinterest