Exposição “Persona” reúne artistas plásticos e atores no Teatro Baltazar Dias

O Teatro Municipal Baltazar Dias recebe, a partir do dia 9 de agosto, uma exposição contemporânea com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, que reunirá dezenas de artistas plásticos e atores. A curadoria da exposição é de Fátima Spinola. O título da exposição é “Persona”, uma palavra italiana derivada do latim, que descreve um tipo de máscara grega criada com o propósito de ressoar com a voz do ator (per sonare, que significa “soar através de”), permitindo uma melhor projeção de voz, bem como a aparência exigida pelo personagem.

Esta exposição coletiva, com curadoria de Fátima Spínola, reúne 13 artistas plásticos de diferentes nacionalidades, tais como: Carina Mendonça; Carolina Askue; Carolina Fernandes; Cristiana de Sousa; Hernando Urrutia; Jose Zyberchema; Luz Henriques; Marcos Milewski; Paulo Sérgio Beju; Teresa Jardim, entre outros. Reúne, ainda, 11 agentes de Teatro, nomeadamente: Cristina Loja, Dinarte de Freitas, Diogo Correia Pinto, Eduardo Luíz, Edgar Fernandes, Élvio Camacho, Ester Vieira, Francisco Arraiol, Hugo Castro Andrade, Nuno Morna e Paula Erra.

O projeto pretende assinalar o Dia Mundial do Artista, a decorrer durante o mês de agosto de 2017, procurando, através desta exposição, enriquecer a experiência dos visitantes ao levá-los a explorar diferentes espaços do Teatro Municipal Baltazar Dias sobre diferentes perspetivas e “pontos de vista”, encadeados pelos artistas plásticos de diferentes nacionalidades, cujo trabalho tem sido desenvolvido na Região Autónoma da Madeira. Desta forma, a relação multicultural estabelecida pela nossa localização geográfica enquanto ponto de charneira entre vários continentes, espelha uma riqueza cultural particular, desenvolvida ao longo de vários séculos de História.

A exposição implica a criação de uma série de obras site specific, realizadas a partir de frases criadas por atores, encenadores e cenógrafos, entre outros, cujo trabalho na área do Teatro partiu da Ilha da Madeira, estando hoje espalhado por diferentes pontos do país e do Mundo. Os meios artísticos presentes variam entre Instalação, Videoarte, Pintura, Desenho, Escultura e Fotografia. Neste contexto, os artistas plásticos trabalharão como agentes de reconexão e diálogo entre o binómio Homem/Teatro, através de um processo de metamorfose, criando, assim, diferentes diálogos in situ com o Teatro Municipal Baltazar Dias. ‘Persona’ pretende celebrar e relembrar essa correlação e colaboração entre as Artes de Palco e as Artes Plásticas, tendo como ponto nevrálgico o Teatro.

Pin It on Pinterest