Marinha e Autoridade Marítima deixam alerta sobre estado do mar nos Açores

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam a comunidade marítima nos Açores que se encontra no mar a sul das ilhas dos grupos Central e Oriental, bem como a toda a população em geral em especial das ilhas dos grupos Oriental que frequente as zonas costeiras, para a previsão de agravamento do estado do mar por influência do furacão Ophelia, a partir da madrugada de amanhã.

A atual previsão do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) referente à provável ocorrência de forte agitação marítima dos quadrantes sul, com altura significativa que pode chegar aos 8 metros nas áreas marítimas afastadas de costa a sul dos grupos central e oriental do arquipélago dos Açores, estará associada igualmente a ventos muito fortes dos quadrantes sul até 50 nós, em especial a partir da madrugada de Sábado, 14 de outubro.

Assim, à população em geral das ilhas do grupo oriental, recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e praias da vertente sul, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.
Aos pescadores lúdicos de pesca à cana aconselha-se cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.
Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nesta condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

À comunidade marítima recomenda-se a adoção de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração das embarcações quando atracadas, ou mesmo varando em lugar seguro as embarcações de pequena dimensão.
À comunidade marítima que se encontre em atividade no mar aconselha-se o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo ou que navegue de preferência para uma área mas afastada do epicentro da passagem do furacão. Aconselha-se igualmente que mantenham um estado de vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação meteorológica e dos avisos à navegação promulgados pela Marinha relativos à previsão meteorológica do IPMA e outras informações sobre as condições de acesso aos portos, junto das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem. Os marítimos deverão em especial escutar os avisos radiodifundidos através do Centro de Coordenação e Busca e Salvamento marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada).

As linhas de emergência dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e de Lisboa (MRCC DELGADA tlf. 296 281 777 e MRCC LISBOA, tlf. 214 401 919) , os meios navais da Marinha e os meios marítimos da Autoridade Marítima Nacional, designadamente das Estações Salva-Vidas, encontram-se em permanente alerta e em prontidão para responder a pedidos de socorro no mar.