Quase 60 ficaram sem carta de condução

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelou hoje que 59 condutores ficaram sem carta de condução nos primeiros dois anos do sistema da Carta por Pontos. Segundo a mesma entidade, 157 perderam a totalidade dos pontos.
Os 59 condutores ficaram com o título cassado, o que significa que vão ficar inibidos de conduzir durante dois anos. Após a subtracção da totalidade dos pontos, o condutor só fica sem a carta de condução depois de ter sido instaurado um processo autónomo administrativo e de ter sido efectivada a notificação da cassação, desde que não seja impugnada judicialmente. A ANSR indicou igualmente à LUSA que oito condutores notificados para ficarem sem carta de condução recorreram ao tribunal, que deu razão a sete deles.

No sistema da Carta por Pontos são atribuídos ao condutor 12 pontos, que aumentam ou diminuem em função das infracções, ficando o automobilista sem a carta de condução após ter perdido a totalidade dos pontos. Depois da cassação do título, estes automobilistas vão ficar inibidos de conduzir durante dois anos e têm de tirar novamente a carta.

Pin It on Pinterest