Madeira prepara-se para os mercados digitais

A Madeira é uma das regiões que está a colaborar no projeto internacional DigiMAC 2020, que pretende ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) a “impulsionar as suas vendas nos mercados digitais internacionais através de serviços de diagnóstico, assessoria técnica especializada e capacitação em competências TIC [Tecnologias de Informação e Comunicação] para operar em mercados digitais”.

É um projeto a desenvolver pela Startup Madeira e que tem como parceiros internacionais Canárias, Madeira, Senegal e Mauritânia. Empresas dos sectores do turismo, indústria, sector primário, TIC, comércio e serviços serão desafiadas a participar, estando já disponível a sua inscrição no site da Startup Madeira. Numa primeira fase serão identificados os perfis digitais e novos desafios ao trabalho associados à transformação digital, assim como as necessidades formativas das empresas e colaboradores envolvidos.

Segundo a Startup Madeira, quatro empresas serão selecionadas para uma intervenção de consultoria de internacionalização, numa segunda fase. Após diagnóstico o projecto prevê o desenvolvimento de um programa de formações e seminários de boas práticas em “processos de transformação digital das empresas e operações em mundos digitais”.

Rui Barreto, o secretário Regional de Economia, lembra que “a Covid-19 está a acelerar a transformação digital face ao grande aumento do uso da tecnologia” e que “este processo vai provocar mudanças a longo prazo nos hábitos de consumo e no comportamento das empresas e dos consumidores”.

“As empresas regionais poderão beneficiar da participação neste projecto com a abertura a mercados internacionais. A transformação digital permitirá, na era pós-Covid, preparar o nosso tecido empresarial para novos desafios. Sabemos que a recuperação será lenta e estamos cientes das dificuldades, mas este projecto lançado pela Startup Madeira poderá ajudar o tecido empresarial na retoma económica, preparando as empresas para o futuro”, aponta o governante.

O presidente da Startup Madeira, Carlos Soares Lopes, recorda que “nos últimos anos a Startup Madeira tem vindo a acompanhar a temática da transformação digital e este projecto já tinha dado os primeiros passos no final de 2019. Actualmente este é um tema ainda mais actual e importante razão pela qual convidamos empresas e consultores a participar ativamente nesta iniciativa.”

O DigiMAC é uma aposta da Secretaria Regional da Economia, realizado pela Startup Madeira e cofinanciado pelo INTERREG MAC 14-20, sendo a sua duração de 24 meses.

Pin It on Pinterest