Açores representam Portugal na rede de ‘Copernicus Relays’,

O Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), passa a integrar a ‘Copernicus Relays Network’, uma rede de gabinetes que vai funcionar em estreita cooperação com a Comissão Europeia para promover o programa Copernicus ao nível das regiões e estados membros.

A Comissão Europeia pretende que esta rede funcione como multiplicador do potencial de impacto do Copernicus no desenvolvimento de aplicações de dados de observação da Terra relativamente às necessidades dos setores público e privado.

Esta rede será oficialmente lançada em janeiro de 2017, em Bruxelas, sendo que os ‘relays’ serão reconhecidos como interlocutores permanentes do Copernicus para prestação de assistência e informações sobre o programa, bem como para o desenvolvimento de ações de sensibilização junto da comunidade de ‘stakeholders’ locais/regionais.

A candidatura, formalizada pela DRCT e pelo FRCT, foi única a nível nacional, pelo que os Açores estarão a representar Portugal na rede de ‘Copernicus Relays’, em articulação com o Comité Copernicus e o Copernicus User Forum nacionais.


PUB