“Empresários” arregaçam as mangas

O Bairro da Nazaré está a ser alvo de uma remodelação. Trata-se uma ação de voluntariado empresarial.

A maior iniciativa de voluntariado empresarial do país, organizada pelo projeto GRACE em parceria com a Fundação da Juventude, chegou ao Funchal. Cerca de 30 voluntários juntaram-se para transformar o Bairro da Nazaré, na freguesia de São Martinho. “O tempo despendido para ajudar os outros, para melhorar a sociedade, é sempre um tempo útil”, confessou ao Cidade Net uma das participantes.

Esta intervenção, que acontece pela primeira vez na Madeira, mas já percorreu outros pontos do país, visa contribuir para a melhoria social em localidades mais carenciadas. Hoje, em concreto, canteiros, cercas e muros recebem “um novo look”. Os moradores estranham à azáfama, mas mostram-se satisfeitos com a mudança.

O presidente da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), Paulo Atouguia, destacou igualmente a intervenção do GRACE no Bairro da Nazaré. Neste momento, tendo em conta a quantidade de pessoas que vivem nos bairros sociais, torna-se complicado responder a todas as “necessidades, em termos das áreas ajardinadas ou parques infantis”.

E, por isso, o objetivo é que o trabalho realizado, a título gratuito, possa servir de exemplo para os moradores. Mesmo porque a degradação verificada não pode ser, como muitas vezes se diz, apenas atribuída ao Governo ou à Câmara.

Sara André, presidente da Fundação da Juventude, observou também que estas iniciativas são importantes, principalmente porque integram crianças e jovens do bairro. Para além de uma ocupação dos tempos livres, o trabalho tem reflexo nas famílias e, quem sabe, conquista mais adeptos para a manutenção e preservação. “É importante que estes jovens se sintam parte de um todo”.

De referir que o GRACE foi criado em 2000 por um conjunto de empresas, maioritariamente multinacionais, que tinham como denominador comum o interesse em aprofundar o papel do sector empresarial no desenvolvimento social. Foi pioneiro enquanto associação portuguesa sem fins lucrativos dedicado à temática da Responsabilidade Social Empresarial.

[kaltura-widget uiconfid=”6173151″ entryid=”1_443z3x5h” width=”400″ height=”255″ addpermission=”” editpermission=”” /]

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest