Campanha alerta para os sintomas de um enfarte
Campanha de sensibilização pretende reduzir a mortalidade por Enfarte Agudo do Miocárdio.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), acaba de aderir a um programa europeu que visa reduzir a mortalidade por Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), melhorando o acesso dos doentes às terapêuticas mais adequadas.
Assim, a campanha de sensibilização “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA” pretende alertar a população portuguesa para a importância de conhecer os sintomas, agir rapidamente, ligar 112, de forma a ser encaminhado para o hospital onde possa receber o tratamento mais adequado.
«Uma das principais barreiras ao tratamento do enfarte é o tempo que se perde desde que o doente apresenta os primeiros sintomas até receber o tratamento adequado. O doente deve ligar de imediato para o número de emergência, 112, para que receba de imediato o correcto tratamento, e não deverá deslocar-se para o hospital pelos seus próprios meios», Frisou Hélder Pereira, presidente da APIC e Director do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta
«Esta nova campanha pretende ajudar a população a reconhecer os sintomas de um enfarte, para que o tempo de resposta seja reduzido», complementa o especialista.
A Campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA – O Enfarte Não Pode Esperar!” faz parte do “Stent for Life”, uma iniciativa conjunta da Associação Europeia de Intervenção Cardiovascular Percutânea (EAPCI), um núcleo da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), e da EuroPCR. Esta iniciativa é apoiada por dez países europeus, incluindo a Bulgária, Portugal, Turquia, Espanha, Itália, França, Sérvia, Egipto, Roménia e Grécia.
Para mais informações visite o site internacional da campanha em www.stentforlife.com.
[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]
[fbshare type=”button”]
[twitter style=”vertical” float=”left”]
PUB