Governo açoriano promove programa de artesanato nas escolas

O Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) e da Direção Regional da Educação, vai promover o projeto “Raízes Pedagógicas” em todas as escolas da Região, a partir de outubro.

Este projeto, segundo a diretora do CRAA, visa despertar nas crianças e jovens “uma maior consciência sobre o significado e a importância do artesanato dos Açores”, enquanto património cultural e identitário da Região, “aproximando-os das técnicas, matérias-primas e tradições”.

“Pretende apresentar e dar a conhecer a especificidade do artesanato e promover a aprendizagem sobre o processo cultural, os seus produtos e manifestações, valorizando os saberes populares”, salientou Sofia de Medeiros, destacando a função do CRAA enquanto valência responsável pela valorização das artes e ofícios dos Açores.

O projeto “Raízes Pedagógicas” apresenta-se sob forma de um ‘kit’ com fichas pedagógicas agrupadas por temáticas, estruturadas em duas partes, designadamente “Aprende” e “Faz”, com uma breve contextualização histórico-etnográfica sobre os ofícios e a abordagem prática, com propostas didáticas.

Para além das fichas, é também disponibilizado um DVD com breves entrevistas a artesãos açorianos sobre as várias áreas abordadas nas fichas com o objetivo de fomentar a relação entre comunidade educativa e os centros de produção de artesanato.

A iniciativa, que se assume como “fio condutor na busca de novos caminhos e formas de abordagem do artesanato”, e, ao mesmo tempo, ponto de partida “para futuras atividades a desenvolver individualmente ou em grupo”, vai chegar a todas as escolas dos Açores, públicas e privadas, e pretende abranger crianças e jovens entre os oito e os 15 anos.

Após as sessões de esclarecimento em cada um dos espaços, pretende-se que o projeto seja desenvolvido nas salas de aula e noutros espaços educativos.

O lançamento do projeto terá lugar amanhã, 29 de setembro, pelas 15h30, na Escola Básica e Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada.

Pin It on Pinterest