VAB das empresas não financeiras cresceu 4,8%

De acordo com dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2015, o VAB (Valor Acrescentado Bruto) e o pessoal ao serviço das empresas não financeiras registaram crescimentos de 4,8% e de 2,6%, respetivamente, face ao ano anterior. Para as empresas com natureza de sociedade os aumentos foram de 4,9% e de 3,5%, pela mesma ordem.

Por seu turno, a rendibilidade das sociedades aumentou em 2015, a par com o aumento da proporção de sociedades com resultados líquidos positivos (+3,0 p.p. que em 2014).

“Observou-se também uma evolução positiva dos rácios de autonomia financeira e de endividamento e o aumento de 1,2 p.p. da taxa de investimento (18,91% em 2015) indicando a melhoria da situação financeira das sociedades”, aponta o INE.

Embora na generalidade dos indicadores analisados, tenha havido uma melhoria geral da situação económica e financeira das sociedades em praticamente todos os setores de atividade, o alojamento e restauração evidenciou-se como aquele em que a melhoria foi mais expressiva em 2015.

Pin It on Pinterest