Património Cultural Móvel em debate

Entre os dias 11 e 14 de outubro, terá lugar na Casa-Museu Frederico de Freitas a ação de formação sobre o Inventário do Património Cultural Móvel, centrado na função museológica essencial que é a realização de inventário e a sua informatização.

A formação é direcionada aos técnicos e diretores de museus tutelados pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura e que integram a Rede Portuguesa de Museus: Museu Quinta das Cruzes, Casa-Museu Frederico de Freitas, Museu Etnográfico da Madeira e MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira). A iniciativa contará com a participação de cerca de três dezenas de formandos.

Esta ação é uma co-organização da Direção Regional da Cultura, Direção de Serviços de Museus e Património Cultural e a Rede Portuguesa de Museus sendo a primeira formação na Região depois da Direção-Geral do Património Cultural ter retomado, em 2012, esta atividade.

Ministra esta formação Teresa Campos, museóloga, antiga conservadora do Museu Nacional do Azulejo, formadora da Rede Portuguesa de Museus na área do inventário e gestão de coleções e co-responsável pela elaboração dos conteúdos museológicos e do software Matriz 3.0.

Para Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, esta ação de formação vem promover “a valorização e a qualificação da realidade museológica da Madeira” e revela também a preocupação desta Secretaria em apostar na formação dos seus quadros. Além disso, e sendo uma atividade desenvolvida em parceira com a Rede Portuguesa de Museus, revela também a existente “cooperação institucional e a articulação entre museus de todo o país, valorizando nessa mesma rede, o trabalho desenvolvido nos e pelos museus da Região”.

Refira-se ainda que, no dia 10 de outubro, segunda-feira, pelas 15h, o auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas será palco para uma palestra sobre Os nossos públicos: realidade e desafios nos museus nacionais. A palestra será proferida por Teresa Mourão, Diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção-Geral do Património Cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger