Red Bull Cliff Diving World Series: surpresas e confirmações na última etapa da época

Com o título masculino já atribuído ao britânico Gary Hunt, o cair do pano da época de 2016 do Red Bull Cliff Diving World Series levou no último fim-de-semana a elite da modalidade ao Médio Oriente, com a competição a ser disputada no ambiente sofisticado das docas do Dubai. Aqui mais de 12 mil espectadores acompanharam de perto a primeira etapa do circuito disputada durante a noite.

Foi a mais surpreendente e bem sucedida transição dos saltos para a água olímpicos para as impressionantes alturas do Cliff Diving – uma passagem que representou uma arrojada subida para os vinte metros de altura. A australiana Rhiannan Iffland, de 25 anos, conseguiu o impensável. Começou por uma inesperada vitória na sua primeira competição do Red Bull Cliff Diving World Series, onde apareceu apenas como convidada (wildcard). O que alguns consideraram mera sorte de principiante acabou por evoluir em consistência e qualidade. Uma prestação que obrigou a organização a estender o convite para toda a época. A aposta foi merecida e a australiana acabaria mesmo por vencer cinco das sete etapas do calendário.

No Dubai, Rhiannan confirmou uma vez mais o seu excelente momento de forma. Com mais uma vitória dissipou todas as dúvidas e garantiu a conquista do primeiro título mundial.“Estou verdadeiramente nas nuvens e sinto-me muito feliz por ter chegado ao título. Concentrei-me nos meus saltos e diverti-me muito!”, salientou. A australiana contrariou o habitual domínio da armada norte-americana, deixando inclusivamente de fora a Campeã de 2015 – Rachelle Simpson – que não conseguiu a qualificação direta para 2017.

Em masculinos a noite foi dominada pelo norte-americano Andy Jones, que encerrou a temporada com a primeira vitória da sua carreira. No ranking final da época houve lugar para algumas surpresas, com a lenda do Cliff Diving – o colombiano Orlando Duque – a ficar pela primeira vez de fora da qualificação direta para a competição do próximo ano, já que apenas os cinco primeiros classificados têm o passaporte automaticamente carimbado.

Pin It on Pinterest