Explorações agrícolas “estão a desaparecer” em Santana

Numa iniciativa realizada hoje no Concelho de Santana , na Ribeira Funda, Freguesia de São Jorge, promovida pelo PCP-Madeira, Edgar Silva, foi abordado sobre a agricultura familiar e a defesa do produzir local/consumir local.

“Vive-se uma crise da agricultura caracterizada por enormes dificuldades dos agricultores. Na Madeira continuamos a assistir ao desaparecimento de explorações agrícolas”, apontou Edgar Silva.

“Os rendimentos dos pequenos agricultores tem vindo a diminuir substancialmente, e a maioria deles tem um rendimento médio mensal muito inferior quer ao salário mínimo, quer ao limiar da pobreza. Os dinheiros provenientes da União Europeia têm sido absorvidos pelos maiores proprietários agrícolas, deixando algumas migalhas para os pequenos agricultores que são quem mais contribui para a ocupação produtiva do território e para a preservação do espaço rural.

Da parte da produção local e regional, há uma grande irregularidade e, sobretudo, dificuldade de escoamento dos produtos e valorização da nossa produção.

Existe um problema de fundo quanto ao processo de concertação entre a produção e a distribuição, com profundos obstáculos quando o produtor regional quer escoar a sua produção ao melhor preço”, acrescentou ainda.

Neste sentido, o PCP defende para a RAM “a concretização de compromissos em defesa da agricultura familiar, através de um plano regional de políticas publicas para a salvaguarda dos interesses da pequena agricultura”.

Edgar Silva realçou que no Parlamento Regional, “o PCP/Madeira também apresentará propostas legislativas que promovam o escoamento e a compra dos produtos da agricultura familiar”.

edgar-santana

Pin It on Pinterest