Funchal recebe o galardão Bandeira Verde ECOXXI

A Câmara Municipal do Funchal, pelo segundo ano consecutivo, foi galardoada com a Bandeira Verde ECOXXI obtendo a pontuação de 66%. A Cerimónia de Divulgação dos Resultados Finais das Candidaturas ao ECOXXI 2016, teve lugar no passado dia 25, m Coimbra, onde foram entregues os galardões aos respetivos municípios.

Idalina Perestrelo, Vice-presidente, em representação do Funchal recebeu em mãos o galardão: “É um enorme orgulho voltar a esta cerimónia para receber a Bandeira Verde e levar para o Funchal um prémio fruto de medidas mais sustentáveis para a nossa cidade”.

A Bandeira Verde ECOXXI, à semelhança do galardão referente a 2015, será hasteada junto aos Paços do Concelho simbolizando o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. Ao todo foram 21 os indicadores de sustentabilidade local avaliados para atribuição do galardão de Eco-municípios.

Idalina Perestrelo ressalva que não é em vão toda a aposta que o Município faz a nível da sustentabilidade e da qualidade ambiental e que “este galardão vem provar que estamos no caminho certo, que o trabalhado que toda a autarquia tem desenvolvido nas diversas áreas quer de resíduos, energia, espaços verdes, mobilidade, conservação da natureza contribuem para um Funchal mais ‘verde’ ”.

O programa ECOXXI é promovido pela (ABAE) Bandeira Azul da Europa e visa premiar as autarquias com boas práticas ambientais. O galardão é atribuído com base na monitorização de valores relacionados com a educação ambiental e para a sustentabilidade, a qualidade do ar e da água, o ordenamento do território, o ruído, a gestão dos resíduos, a mobilidade sustentável e eficiência energética, a limpeza e os espaços públicos, entre muitos outros, e nós queremos ser uma cidade exemplar.

cmf-verde2

Pin It on Pinterest