Portugal recebe conferência internacional sobre o envelhecimento

Portugal será anfitrião da próxima Conferência de Ministros da Comissão Económica das Nações Unidas para a Região Europa (UNECE) sobre o envelhecimento: «Uma sociedade sustentável para todas as idades: compreender o potencial de viver mais anos».

A conferência vai reunir em Lisboa, dias 21 e 22 de setembro, os Ministros responsáveis pela área do Envelhecimento dos 56 Estados-membros da UNECE, para além de outras entidades relevantes como as Nações Unidas, a Comissão Europeia e a Organização Internacional do Trabalho.

A conferência será precedida de dois eventos, dia 20 de setembro: um, de Organizações Não Governamentais dos Estados-membros da UNECE; outro, de investigadores. Destes dois fóruns sairão declarações a apresentar aos Ministros, valorizando – desta forma – o papel da sociedade civil.

Dada a relevância do envelhecimento a nível internacional, Portugal vai alargar o convite aos países-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e aos países com comunidades portuguesas de grande expressão: China, Japão, Índia e África do Sul.

No final da conferência, os Ministros adotarão a Declaração de Lisboa, que incluirá as linhas orientadoras de atuação dos Estados-membros da UNECE para os próximos cinco anos.

A realização desta Conferência é muito importante paraPortugal, em particular, para o trabalho que o Governo quer desenvolver no âmbito do envelhecimento da população, um dos mais relevantes desafios da atualidade.

As Nações Unidas preveem que na conferência estejam presentes cerca de 400 participantes.

Pin It on Pinterest