Estação Salva-vidas de Viana do Castelo presta socorro a veleiro em dificuldades com o apoio dos fuzileiros da Marinha

O Capitão do Porto de Viana do Castelo, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou a assistência na madrugada de hoje, dia 28 de fevereiro, ao veleiro francês “Montagne”, com duas pessoas a bordo do sexo masculino. Este veleiro, de 12 metros de comprimento, encontrava-se em dificuldades com vários cabos enrolados no veio e preso a redes de pesca, a cerca de 8 milhas a sudoeste de Viana do Castelo, em frente ao Castelo do Neiva.

Acionados os meios de salvamento às 05h30, logo após o pedido de socorro, foi montada uma operação de salvamento com condições meteorológicas adversas, registando-se ondas na ordem dos seis metros. A imediata resposta da equipa da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo revelou-se decisiva para o sucesso da operação de salvamento.

Apesar das dificuldades, próprias da ondulação e da falta de visibilidade, cerca das 06h30 o Salva-vidas “Atento” já se encontrava junto ao veleiro, pronto a prestar assistência. A conjugação de esforços permitiu aos tripulantes do “Montagne” trabalhar para se libertarem das redes e dos cabos que não permitiam qualquer movimento, encontrando-se o veleiro a abater rapidamente para terra.

Cerca das 07h15 o “Montagne” foi liberto das redes e cabos que o impediam de manobrar, e começou a navegar para Sul, com acompanhamento da embarcação salva-vidas “Atento”.​

Para o sucesso desta missão, contribuíram ainda os fuzileiros que, no quadro do apoio da Marinha à Autoridade Marítima Nacional e tendo em vista o aproveitamento de sinergias e fortalecimento do dispositivo de salvamento marítimo, estão a reforçar a Estação Salva-vidas de Viana do Castelo, durante esta época do ano que é mais propícia a acidentes marítimos, devido ao agravamento habitual do estado do mar.


PUB