Bitcoin supera onça de ouro

O valor de uma bitcoin superou ontem, pela primeira vez, a cotação de uma onça de ouro. A procura por parte de cidadãos chineses, que usam o anonimato permitido pela moeda digital para contornar as limitações que existem na movimentação de dinheiro, estará a ser decisiva para que a ‘moeda’ esteja a recuperar valor depois das dificuldades vividas em 2014, após o colapso de uma das maiores ‘bolsas’ onde estas são transaccionadas e registadas.

Uma bitcoin chegou a equivaler a 1.1268 dólares. Não é um máximo histórico, mas é a primeira vez que uma unidade da cripto-moeda supera o valor, em dólares, da unidade de medida mais comum para o ouro, a onça (que cotava quinta-feira nos 1.233 dólares).

A popularidade da bitcoin tem crescido um pouco por todo o mundo, mas existe, também, algum receio da volatilidade que a moeda tem evidenciado. Daí que várias entidades, incluindo o Banco de Portugal, tenham vindo fazer alertas sobre a utilização destas moedas.

A bitcoin é uma moeda descentralizada e global: descentralizada porque não é regulada por nenhuma entidade oficial; global porque é usada em praticamente todo o mundo.

Pin It on Pinterest