A situação “vai mudar”, diz Donald Trump

Donald Trump considerou hoje que a política comercial e militar da Alemanha é “muito má” para os Estados Unidos, tendo o presidente norte-americano garantido que esta situação “vai mudar”.

“Temos um défice comercial ENORME com a Alemanha, além de que eles pagam MUITO MENOS do que deveriam na NATO e militarmente. Muito mau para os EUA. Isto vai mudar”, escreveu Trump na sua conta no Twitter.

Os comentários de Trump surgem dois dias depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, ter assegurado — num comício no domingo — que “os tempos em que se podia confiar nos outros ficaram para trás”. A referência ia para os Estados Unidos e o Reino Unido.

Recorde-se que o Reino Unido, a quita força militar mundial, oficializou há poucos meses o início do processo para sair da União Europeia e os Estados Unidos, sob a nova presidência de Donald Trump, tem questionado o papel da NATO e dos aliados que a compõem. Na cimeira da NATO, na semana passada em Bruxelas, Trump nunca referiu o artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte, que indica que um ataque contra um dos membros da NATO é um ataque contra todos. Na prática, é esse o artigo que garante a intervenção, especialmente do aliado mais forte, os Estados Unidos, em caso de agressão.

Pin It on Pinterest