Presidente da República felicitou o escritor Manuel Alegre pela atribuição do Prémio Camões

“O Prémio Camões atribuído a Manuel Alegre é uma homenagem justíssima a uma grande figura da literatura portuguesa, e que, nos termos do próprio Prémio, contribuiu e contribui para o enriquecimento literário e cultural, não apenas português, mas do mundo da lusofonia.

É um Prémio criado pelos governos brasileiro e português, com um júri que compreende especialistas de vários países, todos eles falando o português, e trata-se de um reconhecimento de uma obra longa, exaustiva, rica, de ensaísta também, mas sobretudo de poeta, um grande poeta, que marcou várias fases da vida nacional, mas sobretudo projetou, e projetou de forma inexcedível, a língua portuguesa.

Este Prémio ter sido atribuído dois dias antes das Cerimónias do 10 de Junho tem outro significado, porque, no fundo, falar no Prémio Camões é associá-lo ao dia de Camões, ao dia de Portugal, ao dia das Comunidades espalhadas por esse mundo fora.

Há aqui um valor simbólico essencial, que é indissociável daquilo que a nossa língua representa para a nossa pátria e para todas aquelas pátrias que têm em comum o português. E esta coincidência torna o Prémio ainda mais gratificante.”

Pin It on Pinterest