Nas bancas a edição 1108 do Tribuna da Madeira

“Os primeiros anos de vida do PCP não foram fáceis”

O Partido Comunista Português (PCP) comemora, amanhã, 100 anos da sua fundação em Portugal. Edgar Silva, o coordenador regional do partido, diz que “são muitos os motivos de orgulho”. Também na Madeira, onde o PCP começou por enfrentar a perseguição do regime e agora almeja uma representação parlamentar que reflicta “inteiramente” a sua influência social e política.

Tolentino Mendonça vence Prémio Universidade de Coimbra 2021

O cardeal, poeta, ensaísta e teólogo português, José Tolentino de Mendonça, foi anunciado no passado dia 25 de fevereiro, pelo reitor Amílcar Falcão, como o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2021, patrocinado pelo Banco Santander.

‘Batalha’ já começou na «Ilha Dourada»

PS e PSD trocam acusações com vista nas eleições autárquicas.

Albuquerque ‘descarta’ aliança com o Chega

Os temas foram de assuntos do interesse da Madeira, como a Lei de Finanças Regionais, o Centro Internacional de Negócios, entre outros. André Ventura deixou claro que pretende acautelar “uma boa relação” com a ALM garantindo que o partido estará ao lado da RAM “na defesa dos seus interesses e da sua população”. Disse ainda que o Chega tem como fundamental objetivo “afastar os socialistas da governação autárquica, nomeadamente aqui na CMF”. Uma situação que não deverá preocupar Miguel Silva Gouveia. O autarca já havia afirmado ao «Tribuna», em janeiro passado, que “o Chega não se inclui na coligação de partidos”. Miguel Albuquerque também já afirmou que “o PSD/M não tem nenhuma aliança com o Chega”.

Aeroporto premiado pelo ACI Europe

Os Aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada foram distinguidos pelo ACI Europe, Organização Internacional de Aeroportos, para “Best Airport” e “Best Hygiene Measures”. Estes prémios, nos quais são também destacados outros três aeroportos da rede VINCI Airports, reconhecem os Aeroportos de Portugal pela contínua aposta na experiência e segurança dos passageiros no contexto da pandemia COVID-19.

“Tivemos de nos adequar a esta realidade”

Catarina Vieira foi convidada palestrante da recente reunião do Rotary Clube do Funchal, onde abordou sobre como manter a empresa e os métodos de venda nesta fase de pandemia, onde os contatos estão limitados. O online tem sido uma oportunidade.

“Burocracia e interesses instalados”

Paulo Neves e Olavo Câmara, deputados do PSD e do PS, levaram o processo de reconhecimento de habilitações de profissionais de saúde lusodescendentes à Assembleia da República. O social-democrata diz que “não ter aproveitado os médicos vindos da Venezuela foi de uma imensa falta de sentido e incompetência”.

Problemas “não surgiram com a pandemia”

O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, esteve quarta-feira na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) para um debate sobre a situação do SESARAM e garantiu que, mesmo em ambiente de pandemia, a resposta foi “a melhor possível”. Isto no que diz respeito aos doentes não-Covid e na redução das listas de espera para cirurgia, em que houve mais intervenções que em 2020.

Mulheres “são as mais penalizadas”

A pandemia que levou ao confinamento ‘ajudou’ a aumentar as situações de violência doméstica, em que o agressor mantém-se mais tempo com a vítima que esconde-se no silêncio. Madalena Silva afirma que é urgente “mão pesada na justiça”.

“Queremos continuar a qualificar a nossa capacidade de intervenção”

O Dia Mundial da Proteção Civil foi comemorado a 1 de março. O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, que tem o pelouro da Proteção Civil no concelho, salienta todo o investimento que foi realizado, ao longo dos últimos anos, pela Autarquia. Investimento esse que permitiu dotar o Serviço Municipal de Proteção Civil com novos equipamentos, novos profissionais e formação avançada.

Adquira o Semanário Tribuna da Madeira em formato (PDF). Informação independente por apenas 2 €. assinaturas@tribunadamadeira.pt ou na loja online



PUB