Guatemala atingida por sismo de magnitude 6,6

Uma pessoa ficou ferida na Guatemala depois de o país ser atingido hoje por um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter, informou o Instituto Nacional de Vulcanologia, Sismologia, Meteorologia e Hidrologia (INSIVUMEH). O terramoto aconteceu às 01:29 horas locais (08:29 horas em Lisboa), cerca de 156 quilómetros a nordeste da Cidade da Guatemala, no departamento de San Marcos, que faz fronteira com a região mexicana de Chiapas, tendo sido sentido com força também na capital guatemalteca.

O sismo, cujo epicentro esteve a cerca de 151 quilómetros de profundidade na terra, foi sentido em vários pontos do país e provocou cortes de luz em algumas áreas, como nos departamentos de San Marcos, Sucatepéquez e Retalhuleu. No departamento de Retalhuleu, uma pessoa ficou ferida quando parte da igreja de Santa Lúcia, em San Sebastián, colapsou e soterrou a vítima, que foi transportada para um hospital.

A Guatemala, o quarto país do mundo em risco de ameaças naturais, sofre muitos abalos sísmicos. Em 1976, um tremor causou a morte de 23.000 pessoas e destruiu quase um terço do território.


PUB