“Madeira Valor Mais” premiou investigação em economia

A delegação regional da Madeira da Ordem dos Economistas procedeu hoje à entrega do prémio e apresentação do trabalho vencedor da iniciativa “Madeira Valor Mais” – Edição 2010.

A iniciativa “Madeira Valor Mais” enquadra-se no propósito da promoção do conhecimento científico nas áreas das Ciências Económicas e Empresariais, requerendo a investigação e elaboração de trabalhos que envolvem variados temas de actualidade, destinado aos alunos do ensino superior.

Desta forma, o trabalho vencedor intitula-se “Análise do crescimento económico / desenvolvimento da Madeira e a sua convergência / divergência face à média nacional para o período de 1997 a 2008”. O referido trabalho foi desenvolvido por Luís Humberto de Freitas Baptista, no âmbito de um Mestrado em Economia na Universidade da Madeira (UMA).

Segundo o seu autor, a Madeira, no período em estudo, cresceu economicamente em termos do PIB percapita em euros real. Porém, a nível do desenvolvimento o seu crescimento “já não foi assim tão bom”.

A taxa de escolarização, a coesão, a competitividade a qualidade ambiental foram indicadores que terão contribuído para o desenvolvimento da Madeira não ter sido tão expressivo, quando comparado com o seu crescimento económico.

Luís Humberto considera, ainda, que o Orçamento do Estado para 2012, a perca do poder de compra e a saída de empresas do Centro Internacional de Negócios da Madeira poderão fazer uma inversão a nível do crescimento económico da Região. “A Madeira tem agora importantes desafios pela frente”, sublinhou.

Durante a entrega do prémio “Madeira Valor Mais”, que decorreu hoje na sala do senado da UMa, o presidente da delegação regional da Madeira da Ordem dos Economistas, Eduardo Jesus, apontou que o actual contexto económico poderá dar origem a vários trabalhos de investigação, pois no futuro permitirá estudar, por exemplo, a forma “como a Madeira conseguiu sair da crise”.

Por sua vez, Francisca Perry Vidal, directora Comercial da Caixa Geral de Depósitos (CGD) na Madeira, uma das principais patrocinadoras da “Madeira Valor Mais”, destacou que a iniciativa já vai na sua quarta edição, aproveitando para apelar aos alunos da UMa para apresentarem trabalhos de investigação numa próxima edição.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest