Funchal realiza censos a animais de companhia
A Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ambiente, deu início à realização de censos aos animais de Companhia do concelho.
Este projeto conta com três equipas de dois técnicos que farão, porta-a-porta de todos os munícipes, uma sensibilização acerca das obrigações legais para a detenção de cães e gatos.
As ações visam o recenseamento dos cães e gatos no concelho do Funchal, bem como a inventariação do número de animais errantes e a sua dispersão. Simultaneamente será feita a sensibilização acerca das regras para a posse de animais domésticos.
De sublinhar, que as sensibilizações serão realizadas em dias úteis entre as 9 e as 17 horas. No caso do munícipe não se encontrar na residência será deixado um vale postal para que entre em contacto com a “Linha de Ambiente” a fim de responder ao inquérito telefonicamente. A CMF prevê que o recenseamento a animais domésticos seja realizado durante os próximos 18 meses.
PUB
Deixaram-me aviso para esse efeito na cx correio.
Possuo 2 cadelas e ambas tão vacinados, com chip e registados na Junta de Freguesia.
Fazem bem em inventariar a qtd de animais domésticos/abandonados + os que as pessoas sem respeito pelos outros deixam seus cães machos saírem de casa diariamente para saltarem muros e empranhar as fêmeas dos vizinhos.
Devem informar sobre os deveres dessa gente sem respeito e castrar esses machos!
Aos donos dos que estão vedados em propriedade privada e são alvo de terem suas cadelas prenhas constantemente devido a esses machos, deviam disponibilizar verba para a laqueação/castramento.
Eu pessoalmente tenho duas e contabilizando já foi muito dinheiro investido ao logo da vida delas. Mas, laquear duas x o valor médio de 250€ cada, significa 500€. É muito!
Se o governo disponibiliza milhares de euros para fazer isso e muitas outras despesas mais nos canis aos abandonados, porque não faz o mesmo a quem tem animais e não tem capacidades financeiras?
A verdade é esta: O Governo como não ajuda a laquear 1 cadela de um cidadão, essa mesma cadela acaba tendo uma média de 8 a 10 bebés, de x em x tempo. Os bébes acabam sendo abandonados e depois acabam indo para o canil e o governo acaba gastando não numa cadela mas sim em 8 ou 10.
Ridículo!
Mas enfim, se já começam a pensar em censos já é um princípio, mas infelismente não para a praga!
A praga termina conforme referi anteriormente!
Ou acham que um cidadão que tem uma cadela consegue sustentar o custo de 11? e passados uns meses volta a surgir mais uns 10 e já passam a 21,…
Para algum sítio vão concerteza, crescer, procriar e assim sucessivamente,….