Área de produção de vinho no Pico vai quadruplicar nos próximos anos

O secretário regional da Agricultura e Florestas dos Açores, que ontem se reuniu com as organizações do setor na ilha do Pico, afirmou que, nos próximos anos, a área de produção de vinho nesta ilha “vai quadruplicar”, mas frisou que os desafios na área da vitivinicultura “são enormes”.

“Foi feito um excelente trabalho nos últimos tempos na melhoria da qualidade do vinho e dos processos de produção. Além disso, houve aqui uma oportunidade que foi aproveitar os fundos comunitários e esperamos que, nos próximos anos, a presença do vinho dos Açores ainda seja mais importante nos mercados exteriores”, salientou João Ponte.

O vinho dos Açores ganhou projeção e qualidade, fruto também do trabalho da Comissão Vitivinícola Regional, com quem o Secretário Regional também se reuniu, assim como com a Adega Cooperativa da Ilha do Pico, considerando que fez um “bom trabalho no âmbito da certificação do vinho”.

“Agora, o importante é que continue a haver uma aposta dos produtores e do Governo Regional para que a produção do vinho tenha um peso ainda mais importante na economia do Pico”, afirmou.

João Ponte sublinhou que “continua a haver uma margem muito grande para a diversificação agrícola, nomeadamente na área da hortifruticultura e do vinho, mas por crescimento dessas fileiras, não por redução das fileiras do leite e da carne”.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger