NRP Pégaso treina para a ação

O NRP Pégaso, uma lancha de fiscalização rápida da Marinha, terminou o período de treino operacional, que decorreu durante 10 dias, e foi acompanhado e seguido pelo Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval (CITAN), ao largo da costa portuguesa.

O frequente treino operacional das unidades navais assegura a manutenção dos padrões de prontidão operacional estabelecidos para os navios da Marinha. Após o treino, os navios ficam aptos para ser integrados, sem limitações, no dispositivo naval padrão que a Marinha assegura em permanência, para empenhamento em ações de busca e salvamento marítimo e demais missões no âmbito da patrulha e vigilância da zona marítima costeira.

O CITAN é o organismo da Marinha que tem por missão assegurar o treino e avaliação das unidades navais e forças navais, e o estudo e análise da doutrina e procedimentos associados à tática e operações navais. O CITAN realiza igualmente ações de formação nas áreas da tática e das operações navais, de acordo com o estabelecido no Sistema de Formação Profissional da Marinha (SFPM).

O NRP Pégaso é o terceiro navio da classe Centauro. A sua construção teve início em outubro de 1998, nos Estaleiros Navais do Mondego e foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa em março de 2001.


PUB