Investimento público cresceu 25% no primeiro trimestre de 2017

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o investimento público no primeiro trimestre de 2017 cresceu mais de 25% relativamente ao mesmo período de 2016.

Na intervenção de encerramento do evento anual do Portugal 2020, em Coimbra, o Ministro referiu que Portugal está «com o dobro dos contratos de obras públicas» e acrescentou que entre 2016 e o início de 2017 «foi possível colocar mais de três mil milhões de euros de fundos comunitários ao dispor do investimento público».

«Estamos a ir muito mais rápido do que já fomos no ano passado», acrescentou Pedro Marques, realçando que o investimento privado está a registar «uma taxa de crescimento que é quase 100%», relativamente a janeiro de 2016.

O «arranque do ciclo do investimento público» é associado à aprovação de «mais de 1700 milhões de euros de projetos e Pedro Marques destaca ainda os «mais de 700 milhões de euros de pagamentos» já feitos às empresas.

«Viemos sempre a crescer ao longo do período», acrescentou o Ministro, afirmando que está a haver «uma duplicação dos contratos de obras públicas, sobretudo relativos ao Portugal 2020 e sobretudo no que respeita à execução dos investimentos nas escolas».

Pedro Marques referiu que «o Portugal 2020, uma vez mais, vai com certeza absoluta ser um elemento fundamental na recuperação do crescimento económico em Portugal».

Pin It on Pinterest