Concerto Orquestra Académica do Conservatório e alunos de Erasmus +

É já nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro de 2018, pelas 19h00, que se realiza o concerto de encerramento do intercâmbio entre alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e alunos de conservatórios da Finlândia, num estágio que teve a duração de 3 semanas (entre 7 e 28 de janeiro) e está agora a chegar ao seu términus. O Concerto, pela Orquestra Académica do Conservatório realiza-se no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira e conta com a inclusão de 7 alunos finlandeses de três Instituições parceiras: Lahti Conservatory, Joensuu Conservatory e Helsinkin Conservatory. À semelhança de espetáculos anteriores, espera-se casa cheia.

O programa contará com a belíssima Suíte N. 2 “L’Arlesienne” de George Bizet e inclui ainda o “Capriccio Italiene” de Tchaikovsky/Isaac, “Finlândia”; e “Canção da Primavera op. 16”; ambas de Jean Sibelius. A iniciar o concerto, o naipe de metais e percussão brindará todos os presentes com a fabulosa “Fanfare for the Common Man”, de Aaron Copland. Tudo bons motivos para colocar o concerto na agenda, ainda mais, e como refere o professor e maestro, Francisco Loreto, “O mais fantástico de trabalhar com estes jovens músicos em formação, é vê-los a se superarem todos os dias!”

Note-se que o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira pertence a uma rede europeia de Conservatórios,”Music without Frontiers 2”, ao abrigo do Programa ERASMUS+. Neste projeto, recebe todos os anos, durante 3 semanas, alunos de Conservatórios parceiros. Este evento faz parte do referido projeto, pois corresponde à apresentação pública em que os alunos estrangeiros integram a Orquestra Académica do Conservatório. Esta é pois uma grande oportunidade do público madeirense apreciar o trabalho, de enorme qualidade, realizado por estes jovens em formação, num ambiente de total confraternização dos ideais de universalidade e de mobilidade europeia, neste caso, num contexto de trabalho artístico em conjunto.

Para além deste concerto no dia 25, haverá outra apresentação a Solo e em agrupamentos de Música de Câmara, no dia 26 de janeiro, no Salão Nobre do Conservatório, pelas 17 horas. Os dois eventos são abertos ao público em geral.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger