Casa do Povo de São Roque do Faial comemora ‘Dia do Pão-Por-Deus’

No dia 1 de novembro, dia de Todos os Santos, também conhecido por Dia do Pão-Por-Deus, a Casa do Povo de São Roque do Faial, mais concretamente o seu Grupo Recreativo, há vários anos que comemora esta efeméride.

Nesse mesmo dia, durante a missa das 09:00h na Igreja Paroquial, mais concretamente no ofertório, o respetivo grupo irá fazer uma romagem, ao Pároco de São Roque do Faial, o Sr. Padre Abraão Marcos, onde serão entregues produtos da época: castanhas, nozes, figos, pêros, entre outros frutos, ao som de música e letra feita para assinalar esta ocasião.

Por volta das 11:00h o mesmo grupo passará pela Casa do Povo, onde irá entregar o Pão – Por – Deus ao respetivo presidente, sempre ao som de música e cantares próprios daquele dia. Em seguida o grupo vai até à sede da Junta de Freguesia onde também entrega o Pão-por-Deus ao Presidente da Junta de Freguesia. Esta atividade termina na sede da Junta de Freguesia, com um lanche – convívio oferecido pela Junta de Freguesia de São Roque do Faial, aos participantes naquele evento.

A Casa do Povo pretende com este tipo de iniciativas manter vivas as tradições desta freguesia e ir incutindo nos mais novos a importância deste tipo de costumes e tradições. De realçar o peso cultural que estas tradições ainda têm na cultura do nosso povo, de um modo mais acentuado nas pessoas mais idosas. Embora hoje em dia, o nível de vida tenha melhorado, nunca é de mais recordar os tempos onde as pessoas trocavam os seus bens pelo facto de não terem poder de compra. Ainda se vê por esta altura os vizinhos a oferecerem uns aos outros um pouco daquilo que têm.

Pin It on Pinterest